logo RCN
Notícia

Escola promove Semana Literária

  • Escola Municipal Plácido Xavier Vieira - A jornalista e escritora Maria Cristina Dias proferiu palestra sobre seus livros

De 2 a 6 de setembro aconteceu a Semana Literária: Memórias de Joinville, na EM Plácido Xavier Vieira. A ideia surgiu em uma reunião pedagógica com o Professor de História Edson Souza, sugerindo um projeto permanente da Escola, mudando o tema a cada ano. Esta ação moveu vários professores dos diversos componentes curriculares, os quais contribuíram com as atividades junto aos estudantes. Dentre as ações pedagógicas internas, a Escola recebeu convidados de Joinville que abrilhantaram o evento com palestras para os estudantes, como o Sr. Luiz Lopes (historiador), Sra. Maria Cristina Dias (repórter e escritora). Sr. Ary Silveira de Souza (jornalista), Marli Avancini (filha do escultor Mário Avancini), equipe do Museu dos Imigrantes e membros da família Lehn, falando sobre o passado da Escola e a origem do nome da rua onde se localiza. Além desses ilustres voluntários, recebemos ainda as netas do Patrono Professor Plácido Xavier Vieira, Sras. Susy Darling Ferreira e Tânia Regina Bueno.

Nesta oportunidade foi lançado um concurso de redação sobre a semana literária e o texto vencedor será publicado no Jornal dos Bairros - JI online - www.jornalbairros.com.br . A Biblioteca Pública também participou, recebendo carinhosamente os nossos alunos. O escritor Marinaldo Silva, se fez presente dramatizando contos.

"O evento possibilitou a aproximação dos alunos e de toda a equipe da Escola Municipal Plácido Xavier com a história de Joinville, memórias resgatadas que nos fizeram voltar no tempo, onde tivemos a oportunidade de conversar com pessoas diretamente ligadas a fundação de nossa escola, conhecemos o primeiro Diretor da Escola, conhecemos a neta do Patrono da Escola, conhecemos a história das primeiras ruas de Joinville, ruas que por muitas vezes já caminhamos e que não tínhamos a ideia da riqueza histórica que elas carregam, não são simplesmente ruas, mas fontes históricas, conhecemos como o Rádio estava entrelaçada na vida cotidiana das pessoas em décadas anteriores e que ainda, continua, resgatamos as memórias dos alunos e de seus familiares, recebemos os profissionais do Museu Nacional de Imigração, ou seja, a história veio até nós e interagimos com ela". (Edson Souza Professor de História).

"A Semana Literária foi muito enriquecedora para o conhecimento dos nossos alunos. Foi emocionante ver a comunidade escolar interagindo com as Memórias de Joinville, onde os nossos profissionais propuseram que os discentes interagissem com a história tanto na unidade, quanto com as atividades externas, proporcionando assim o desenvolvimento integral e tornando a escola um espaço no desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões: intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo.(Diretora Fernanda de Souza Pereira Ferreira)

"O Projeto pedagógico surgiu da ideia de valorização e conhecimento histórico da cidade onde vivemos.! Foi evidente o envolvimento da comunidade escolar em todo o processo, bem como a satisfação dos palestrantes em fazer parte deste momento. Não há dúvida que o objetivo do Projeto foi alcançado e o conhecimento histórico sobre nossa Joinville se estabeleceu". (Supervisora Ana Lúcia Sampaio Costa).

"Achei muito legal e empolgante aprender sobre Joinville, o lugar onde nasci e cresci. Amo a história da cidade, a descoberta e o crescimento. É um lugar lindo. As histórias que eu escuto dá para perceber que os joinvilenses lutam para ter a vida que tanto merecem. Joinville nos traz conforto e várias oportunidades". Aluna Isabelly Tomelin Lother - 8° ano C.  (Texto: Professora Ana Lúcia Sampaio - Orientadora da Escola Municipal Plácido Xavier Vieira)


Foto: Escola Municipal Plácido Xavier Vieira/Familiares de Roberto Lehn, morador que teve sua memória homenageada com a denominação da rua onde se localiza a escola

Foto:Escola Municipal Plácido Xavier Vieira/Netas do Patrono Professor Plácido Xavier Vieira (Suzi Darling Ferreira Vieira e Tânia Regina Bueno) - Nas fotos: Patrono Professor Plácido Xavier Vieira e da mulher, é a patronesse da Biblioteca da biblioteca, que é filha do Prof. Plácido.





Feira de Oportunidades solidária tem programação diversificada Anterior

Feira de Oportunidades solidária tem programação diversificada

Funeral de Elizabeth 2ª: as homenagens, humor e absurdos da fila quilométrica no adeus à rainha Próximo

Funeral de Elizabeth 2ª: as homenagens, humor e absurdos da fila quilométrica no adeus à rainha

Deixe seu comentário